HOME - Notícias de empresa
 
 
26 Junho 2024

Marcelo Rebelo de Sousa condecora colaborador mais antigo da BIAL

Presidente da República visitou fábrica da farmacêutica portuguesa no âmbito da conferência de comemoração dos 100 anos.





Marcelo Rebelo de Sousa  condecorou Alfredo Ferreira, o colaborador mais antigo da empresa.Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Alfredo Ferreira, o colaborador mais antigo da empresa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).  

Marcelo Rebelo de Sousa visitou as instalações da empresa focada na investigação e desenvolvimento e condecorou o colaborador mais antigo da empresa, Alfredo Ferreira,  que está há 38 anos a desempenhar funções. Alfredo Ferreira é operador de produção e trabalha na área industrial, na embalagem, tendo dedicado a sua vida profissional ao serviço da empresa.  

Após visita às instalações da farmacêutica, no momento da condecoração, o Presidente da República agradeceu o “trabalho conjunto dos colaboradores” e salientou que “são a força desta empresa”. Acrescentou ainda que “Portugal deve à BIAL a saúde dos portugueses”.  

A distinção reflete o reconhecimento da Presidência da República pelo trabalho do colaborador do primeiro grupo farmacêutico nacional a disponibilizar no mercado moléculas de investigação própria e de patente nacional e o que, ao longo dos anos, tem contribuído para os setores da saúde e económico através da forte aposta em I&D.  

A visita do Presidente da República decorreu no âmbito das comemorações dos 100 anos da empresa com a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future que decorreu no dia de ontem (25) na Fundação Serralves. No evento, com abertura do Ministro da Economia, Pedro Reis, foram analisados os desafios que se colocam a Portugal e ao mundo, nomeadamente nas vertentes económica, social, política e da saúde.  

A conferência contou com as participações de António Vitorino, Antigo Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações, Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL e António Horta Osório, Chairman da empresa. O encerramento da conferência BIAL 100 Years – Shaping the future será feito pelo Presidente da República.  

Ainda no âmbito do centenário da empresa, o parlamento português aprovou na passada semana (sexta-feira, 21), um voto de saudação apresentado pelo presidente da Assembleia da República.




Iniciativas de comemoração dos 100 anos  

Para além da conferencia, a BIAL tem comemorado o centenário desde janeiro de 2024 com diversas iniciativas. A empresa apresentou uma imagem e assinatura renovadas e alusivas à data, que visam refletir o percurso da farmacêutica. ‘Inspired by the future’ traduz o posicionamento ao longo dos anos, em que sempre perspetivou o futuro, nomeadamente com a aposta num projeto de I&D. Está também a produzir um documentário que, tendo como fio condutor a evolução da própria empresa, não deixará de expressar todos os contextos políticos, sociais, económicos e científicos em que a mesma se desenvolveu. Está também online um site dedicado ao centenário, em www.bial100years.com, com destaques sobre a história da empresa, assim como sobre os principais eventos que  têm sido organizados para assinalar este marco.

Artigos relacionados

As novas e poderosas ferramentas com base em IA para o inovador software multifuncional da Planmeca, o Planmeca Romexis®, já estão disponíveis para...


Otros artículos

“Mais e melhor conhecimento científico e técnico, investindo numa formação universitária idónea”. Eis a recomendação que o professor Francisco do...


De acordo com notícia avançada pelo portal da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o bastonário da OMD, Miguel Pavão, e a vice-presidente do Conselho Diretivo, Maria João Ponces, estiveram...


A Sociedade Britânica de Periodontologia e Implantologia (BSP) vai realizar a sua conferência anual em Newcastle, de 9 a 11 de outubro, sob o tema...


O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) esteve presente na sede da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), onde prosseguiu o seu périplo de...


AUTORA: Andreia Patrão, médica dentista. Mestrado Integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Prática exclusiva em reabilitação oral estética e...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos