HOME - Notícias de empresa
 
 
25 Março 2024

MALO CLINIC transforma prevenção dentária

Prevenção dentária com modelos inovadores de avaliação do risco de cárie e doença periodontal





Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC.Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC.

A MALO CLINIC vai implementar dois modelos inovadores de avaliação de risco de cárie e de doença periodontal, com o objetivo de ajudar os seus pacientes a prevenir a perda de dentes e preservar sorrisos. Estes novos modelos traduzem o compromisso da MALO CLINIC em melhorar a saúde oral dos portugueses, também através da prevenção, e tem por base o trabalho de investigação realizado pela equipa da MALO CLINIC.

Os novos modelos, que serão implementados durante o ano de 2024, têm a vantagem de identificar, de maneira objetiva, o risco de cada paciente e de possibilitar a tomada de medidas específicas de prevenção e preservação da sua dentição.

Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC, realça que “as cáries e as doenças periodontais têm bastante prevalência em Portugal e são das principais causas de perda prematura de dentes.

Os modelos que estamos a implementar na MALO CLINIC resultam de um trabalho de investigação alargado e permitem definir objetivamente o risco de cada paciente perder dentição e tomar medidas concretas de minimização desse risco". Os modelos avaliam o historial do paciente e a situação atual, nomeadamente a presença de placa bactriana, restaurações, idade ou hábitos tabágicos, entre outros fatores. O médico pontua cada um dos parâmetros de risco de acordo com o modelo de avaliação, o qual dá origem a uma pontuação global que se traduz num perfil de risco e numa probabilidade de cáries dentárias. Com esta análise, é possível apostar em ações preventivas junto do paciente, promovendo a saúde da sua boca.

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, a cárie é uma doença que afeta quase 90 por cento da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

A doença periodontal é a sexta patologia mais prevalente no mundo e afeta cerca de 50% da população mundial. Esta doença crónica pode traduzir-se da inflamação da gengiva e na presença das chamadas bolsas periodontais residuais. A periodontite tem tratamento, mas poderá provocar sequelas, que serão tanto maiores quanto mais avançada estiver a doença na altura em que for diagnosticada. Mesmo depois de tratada, é necessário ter os cuidados adequados em casa e fazer consultas de manutenção regulares com o médico dentista pode evitar a reativação da doença. Nestas consultas de manutenção é avaliado o estado das suas gengivas e a presença de bolsas periodontais, procedendo-se à eliminação das bactérias da placa bacteriana e do tártaro.

Aposta na investigação beneficia todos os pacientes da MALO CLINIC

O novo modelo vai beneficiar todos os clientes da MALO CLINIC e resulta do seu investimento contínuo na inovação, investigação e desenvolvimento realizado, o qual lhe permite ser uma referência mundial na medicina dentária. Esta aposta já permitiu a implementação de um modelo avaliação de risco de implantes, o qual permitiu tomar ações preventivas para potenciar a sua taxa de sucesso.

A MALO CLINIC e a sua equipa acumulam um historial único na resolução de casos clínicos complexos, com milhares de intervenções realizadas e estudadas pela sua equipa multidisciplinar. A empresa está entre as 20 melhores clínicas de medicina dentária do mundo para turismo de saúde, de acordo com o Global Clinic Rating Score, e encontra-se presente em Portugal e na Polónia através de consultórios próprios.

O seu corpo clínico e a equipa de investigação e desenvolvimento são reconhecidos internacionalmente, contribuindo para o estatuto da MALO CLINIC como uma entidade científica de referência na área da medicina dentária a nível mundial.          

Otros artículos

A edição 2024 do congresso mundial da Federação Dentária Internacional (FDI) tem data marcada: vai decorrer de 12 a 15 de setembro na emblemática cidade de...


Realizaram-se, durante no passo mês de agosto, duas ações de diagnóstico precoce de cancro oral e da pele, em Caxias (Oeiras).A iniciativa que decorreu nos...


A cárie dentária continua a ser uma das doenças mais prevalecentes em todo o mundo, afetando tanto crianças como adultos. A doença pode causar dores significativas e, em alguns casos, requer ...


Dentistas33 by Maxillaris disponibiliza um novo resumo em português do Journal of Clinical Periodontology (JCP Digest), editado pela European Federation of...


De acordo com notícia avançada pelo portal da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), a Marinha está a recrutar para a prestação de serviço em regime de contrato na categoria de oficiais, na ...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos