HOME - Notícias de empresa
 
 
25 Março 2024

MALO CLINIC transforma prevenção dentária

Prevenção dentária com modelos inovadores de avaliação do risco de cárie e doença periodontal





Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC.Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC.

A MALO CLINIC vai implementar dois modelos inovadores de avaliação de risco de cárie e de doença periodontal, com o objetivo de ajudar os seus pacientes a prevenir a perda de dentes e preservar sorrisos. Estes novos modelos traduzem o compromisso da MALO CLINIC em melhorar a saúde oral dos portugueses, também através da prevenção, e tem por base o trabalho de investigação realizado pela equipa da MALO CLINIC.

Os novos modelos, que serão implementados durante o ano de 2024, têm a vantagem de identificar, de maneira objetiva, o risco de cada paciente e de possibilitar a tomada de medidas específicas de prevenção e preservação da sua dentição.

Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da MALO CLINIC, realça que “as cáries e as doenças periodontais têm bastante prevalência em Portugal e são das principais causas de perda prematura de dentes.

Os modelos que estamos a implementar na MALO CLINIC resultam de um trabalho de investigação alargado e permitem definir objetivamente o risco de cada paciente perder dentição e tomar medidas concretas de minimização desse risco". Os modelos avaliam o historial do paciente e a situação atual, nomeadamente a presença de placa bactriana, restaurações, idade ou hábitos tabágicos, entre outros fatores. O médico pontua cada um dos parâmetros de risco de acordo com o modelo de avaliação, o qual dá origem a uma pontuação global que se traduz num perfil de risco e numa probabilidade de cáries dentárias. Com esta análise, é possível apostar em ações preventivas junto do paciente, promovendo a saúde da sua boca.

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, a cárie é uma doença que afeta quase 90 por cento da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

A doença periodontal é a sexta patologia mais prevalente no mundo e afeta cerca de 50% da população mundial. Esta doença crónica pode traduzir-se da inflamação da gengiva e na presença das chamadas bolsas periodontais residuais. A periodontite tem tratamento, mas poderá provocar sequelas, que serão tanto maiores quanto mais avançada estiver a doença na altura em que for diagnosticada. Mesmo depois de tratada, é necessário ter os cuidados adequados em casa e fazer consultas de manutenção regulares com o médico dentista pode evitar a reativação da doença. Nestas consultas de manutenção é avaliado o estado das suas gengivas e a presença de bolsas periodontais, procedendo-se à eliminação das bactérias da placa bacteriana e do tártaro.

Aposta na investigação beneficia todos os pacientes da MALO CLINIC

O novo modelo vai beneficiar todos os clientes da MALO CLINIC e resulta do seu investimento contínuo na inovação, investigação e desenvolvimento realizado, o qual lhe permite ser uma referência mundial na medicina dentária. Esta aposta já permitiu a implementação de um modelo avaliação de risco de implantes, o qual permitiu tomar ações preventivas para potenciar a sua taxa de sucesso.

A MALO CLINIC e a sua equipa acumulam um historial único na resolução de casos clínicos complexos, com milhares de intervenções realizadas e estudadas pela sua equipa multidisciplinar. A empresa está entre as 20 melhores clínicas de medicina dentária do mundo para turismo de saúde, de acordo com o Global Clinic Rating Score, e encontra-se presente em Portugal e na Polónia através de consultórios próprios.

O seu corpo clínico e a equipa de investigação e desenvolvimento são reconhecidos internacionalmente, contribuindo para o estatuto da MALO CLINIC como uma entidade científica de referência na área da medicina dentária a nível mundial.          

Otros artículos

O 6º Fórum do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se realiza dia 3 de junho, na Assembleia da República (AR), irá incidir sobre o sistema de informação...


Nome: Reunião Anual da Academia Portuguesa de Medicina Oral Data e local: 24 e 25 de maio em Lisboa Organizador: Academia Portuguesa de Medicina Oral Descrição:  A...


Nos próximos dias 5 e 7 de junho, a S.I.N. Implant System, referência mundial na fabricação de implantes dentários, componentes e soluções odontológicas,...


International Team of Implantology realizou o Simpósio Mundial ITI 2024 nos pasados dias 9 a 11 de maio, em Singapura, com más de 5.500 participantes ...


Uma seleção dos conteúdos e datas mais importantes para médicos dentistas também passam a ser divulgados gratuitamente num novo canal de WhatsApp da Ordem...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos