HOME - Notícias de empresa
 
 
21 Março 2024

Montellano celebra 50 anos de história





Rui Montellano e Bernardo Montellano Rui Montellano e Bernardo Montellano

A Montellano, uma empresa portuguesa que atua no setor da medicina dentária desde 1974, líder na distribuição de grandes e pequenos equipamentos para o setor da saúde oral celebra 50 anos de história no mercado nacional. Mas este caminho não foi uma linha reta, como Bernardo Montellano, diretor-geral e neto do fundador, explica neste comunicado.  

Hoje podemos olhar para trás com orgulho daquilo que alcançámos. Num mercado tão competitivo, conseguimos encontrar o nosso espaço para crescer e ter a capacidade para permanecer no topo durante tantos anos”, adianta Bernardo Montellano, Diretor-geral da Montellano. Este caminho, explica o responsável, “não foi uma linha reta, mas feito de altos e baixos, onde o sucesso se deveu a duas características que muitas vezes andam dissociadas. Por um lado, a ambição de avançar, chegar a mais clínicas e laboratórios e evoluir de forma contínua para proporcionar mais e melhores serviços aos nossos clientes. Por outro lado, o bom senso - por vezes desvalorizado pelos gestores - de crescer de forma sustentável, aprendendo com os erros, sabendo ser paciente e identificar os momentos certos para crescer”.      

Projetos para 2024 e a Open House Digital Lab que está a chegar

Em 2023, apesar da instabilidade verificada em alguns mercados, a Montellano viveu um ano muito positivo. Em 2024, a empresa pretende manter a resiliência e a ambição que a caracteriza e continuar a crescer, sempre fiéis à sua estratégia. Mais do que um fornecedor, a Montellano quer ser um verdadeiro parceiro das clínicas e laboratórios dentários portugueses.   

Ao nível dos equipamentos, a empresa pretende manter a liderança de mercado e aumentar o valor acrescentado que entrega aos seus clientes. Para isso, reforçou o seu portfolio com a gama Stern Weber e desenvolveu um novo programa de gestão de manutenções e reparações que permite oferecer um serviço totalmente diferenciador, graças a uma equipa de 10 engenheiros.  

A equipa de Digital Dental Solutions (DDS&Lab), a área de laboratório da Montellano, foi e continuará a ser reforçada com novos elementos - técnicos e gestores comerciais, totalmente dedicados na venda e formação de equipamentos. Este reforço está a ser feito principalmente no norte do país, região de grande foco para a empresa. Este mês a empresa lançou a primeira edição da revista de promoções de periodicidade bimestral, que contempla equipamentos e consumíveis das mais variadas marcas líderes do mercado.

Em maio, a DDS&Lab vai estar presente no Congresso da APTPD, no Porto, e em junho vai organizar um evento próprio: Open House Digital Lab Montellano, em que irá juntar oradores internacionais e nacionais das mais variadas marcas líderes de mercado e um espaço para exposição de equipamentos de última geração.  

Mas, a principal aposta de 2024 é na área de consumo, onde a Montellano está focada em proporcionar uma experiência cada vez melhor. Por um lado, é essencial manter níveis de serviço elevados, com entregas rápidas e alta disponibilidade de stock. O Grupo Proclinic tem uma das maiores e mais avançadas plataformas logísticas da europa, o que permite à Montellano dar um serviço de excelência aos seus clientes. Por outro lado, continua a simplificar a vida das clínicas e laboratórios de Portugal, proporcionando uma experiência de compra rápida e totalmente omnicanal. Este ano, a Montellano vai lançar uma nova versão da loja online, que promete muitas novidades.   

Montellano, a Proclinic Group company

Embora o investimento se tenha concretizado em 2023, a Montellano e o Grupo Proclinic já têm uma forte ligação há mais de 25 anos com muitos projetos de sucesso vividos em conjunto. Em junho de 2023, quando a Montellano anunciou esta união, destacou como principais mais-valias desta parceria: a partilha de conhecimento, o poder de negociação e a inovação tecnológica. Embora ainda não tenha passado um ano, a empresa afirma que esta experiência tem correspondido totalmente às expetativas. “Um aspeto importante desta parceria, é o facto da Montellano manter a sua filosofia, as suas pessoas, e sobretudo, os seus valores”, adianta o responsável.    

Novas parcerias com fornecedores

Ao longo destes 50 anos, a Montellano conseguiu criar relações de confiança e duradouras com as maiores marcas a nível mundial, dispondo de um portfolio completo que permite dar respostas a todas as necessidades dos clientes, com soluções integradas de enorme qualidade. Para ser um verdadeiro parceiro das clínicas e laboratórios dentários, a empresa tem de estar na linha da frente da inovação e explorar todas as oportunidades.   

Recentemente aumentou o portfólio com a representação exclusiva da SternWeber, uma marca com forte presença em Portugal, que complementa a Anthos nas soluções de cadeiras dentárias da Montellano. “Consolidámos a nossa oferta na área da imagiologia, e alargámos as soluções de workflow digital, reforçando a aposta nos sistemas de impressão e fresagem. Em conjunto com os nossos parceiros, continuamos a apresentar ao mercado as soluções mais avançadas em cada especialidade médica, e a promover a inovação que combine a eficácia dos atos médicos com um maior conforto dos pacientes, como a sedação consciente e os equipamentos de laser, por exemplo”, avança Bernardo Montellano.    

Mercado atual: de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão procurar diferenciar-se? E qual a oferta da Montellano?

Nos últimos anos, o mercado português de medicina dentária tem demonstrado uma enorme resiliência. Apesar dos desafios que a Montellano enfrentou (crises financeiras, pandémicas, escassez de materiais e inflação descontrolada), o volume de negócios manteve uma forte tendência positiva, o número de clínicas continua a aumentar e o número de médicos atingiu níveis tão elevados que muitos se vêm obrigados e emigrar.   Esta capacidade de superação, aliada aos bons níveis de rentabilidade e à escassez de oferta de serviço público, tem contribuído para atrair o interesse de grandes players para o setor. Para Bernardo Montellano, “é inevitável que este investimento conduza a uma maior concentração do mercado, mas também será interessante ver de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão reagir e como irão procurar diferenciar-se”.    

Integração de sistemas | Automatização de processos | Stock de mais de 150 mil referências

Como parceiro de negócio das clínicas e laboratórios dentários, a Montellano tem um conjunto alargado de soluções que permitem dar reposta às necessidades de todos os clientes. Por exemplo, a capacidade de integrar sistemas e automatizar processos de compra de grandes volumes. A empresa oferece uma elevada disponibilidade de stock de mais de 150 mil referências, permitindo aos clientes concentrar as suas compras num único sítio e simplificar a gestão de fornecedores. Estas são vantagens essenciais para continuar a crescer de forma rentável, sobretudo para clínicas que já atingiram uma dimensão considerável. Por outro lado, a empresa tem programas muito atrativos para clínicas de menor dimensão, e especialistas com muita experiência para apoiar o seu desenvolvimento, tais como a transição digital, projetos de licenciamento e formação profissional.    

“A festejar 50 anos de vida, não temos dúvidas em identificar a nossa cultura como um dos principais fatores de sucesso, juntamente com todas as pessoas que a vivem diariamente. Temos um projeto ambicioso pela frente, e enquanto tivermos a capacidade de maximizar aquilo que fazemos bem, e a humildade para aprender e melhorar com a experiência dos outros, temos todas as condições reunidas para continuar a percorrer um caminho de sucesso”, remata o responsável.




Otros artículos

O 6º Fórum do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se realiza dia 3 de junho, na Assembleia da República (AR), irá incidir sobre o sistema de informação...


Nome: Reunião Anual da Academia Portuguesa de Medicina Oral Data e local: 24 e 25 de maio em Lisboa Organizador: Academia Portuguesa de Medicina Oral Descrição:  A...


Nos próximos dias 5 e 7 de junho, a S.I.N. Implant System, referência mundial na fabricação de implantes dentários, componentes e soluções odontológicas,...


International Team of Implantology realizou o Simpósio Mundial ITI 2024 nos pasados dias 9 a 11 de maio, em Singapura, com más de 5.500 participantes ...


Uma seleção dos conteúdos e datas mais importantes para médicos dentistas também passam a ser divulgados gratuitamente num novo canal de WhatsApp da Ordem...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos