HOME - Notícias de empresa
 
 
20 Março 2024

BIAL comemora centenário em 2024

Iniciativas planeadas ao longo de todo o ano vão marcar relação com colaboradores, parceiros e comunidade.





A maior farmacêutica portuguesa nasceu em abril de 1924, no centro do Porto, fundada por Álvaro Portela. Dirigida pela quarta geração da família, a BIAL é hoje uma empresa internacional de inovação, com medicamentos próprios comercializados à escala global. A comemoração do centenário estende-se ao longo de todo o ano, com iniciativas envolvendo colaboradores, parceiros e sociedade em geral, em que se destaca a realização de uma conferência no dia 25 de junho, no Porto.    

No decorrer da sua história centenária, a BIAL atravessou vários períodos políticos, entre ditaduras e revoluções, momentos de fortes perturbações económicas e sociais, guerras e transformações tecnológicas e científicas, sempre focada na criação de soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Hoje, a BIAL é um grupo económico sólido, um dos principais protagonistas do panorama empresarial, industrial e da investigação biomédica a nível nacional, sendo promotora do conhecimento científico e um polo de atração de talento nacional e internacional. Também a nível internacional, a BIAL é cada vez mais reconhecida pela descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos, nomeadamente na área das neurociências.  

António Portela, CEO da empresa, refere que “o centenário da BIAL é um momento único na vida da empresa, mas também um marco para o País”. E acrescenta: “Celebramos o passado, a capacidade e visão de todas as gerações que nos antecederam, mas, sobretudo, celebramos o futuro que estamos a construir. Queremos que a BIAL se afirme cada vez mais como um grupo de inovação, com medicamentos transformadores da vida de doentes de todo o mundo”.  

Para assinalar de forma inequívoca este momento histórico, a BIAL apresenta-se com uma imagem e assinatura alusiva à data e que visam refletir o percurso da farmacêutica. ‘Inspired by the future’ traduz o posicionamento ao longo dos anos, em que sempre perspetivou o futuro, nomeadamente com a aposta num projeto de I&D de longo prazo em prol da saúde e, consequentemente, do futuro das pessoas. A imagem do centenário traduz também os valores da farmacêutica e as principais aspirações e inspirações do grupo: as pessoas, a ciência, a saúde e a vida.     

Ao comemorar os 100 anos, a BIAL quer igualmente evidenciar o compromisso com o futuro do País e da humanidade e, neste sentido, destaca-se a organização de uma grande conferência a decorrer no dia 25 de junho, no Porto, com o objetivo de analisar os desafios que se colocam a Portugal e ao mundo, nomeadamente nas vertentes económica, social e da saúde.  

Ainda no âmbito das comemorações, e materializando a vontade de contribuir para uma mais completa historiografia da indústria farmacêutica em Portugal, será produzido um documentário que, tendo como fio condutor a evolução da própria empresa, não deixará de expressar todos os contextos políticos, sociais, económicos e científicos em que a mesma se desenvolveu.  

Tendo já online um site dedicado ao centenário, em www.bial100years.com, está igualmente prevista uma campanha de meios, além de diversas atividades internas, nas quais se incluem um evento comemorativo, visitas às instalações por parte dos filhos dos colaboradores e de colaboradores já reformados, a pintura de um mural dedicado aos 100 anos e uma corrida de 100Km, organizada pelos colaboradores, que vai unir a primeira sede da empresa no centro do Porto às atuais instalações na Trofa.  

Quando celebramos 100 anos renovamos a visão empreendedora e pioneira que atravessou gerações, e que nos continua a guiar. A aposta na inovação, que naturalmente está associada à internacionalização, permitiu-nos transformar a empresa e, nos últimos quinze anos, altura em que lançámos o nosso medicamento para a epilepsia, mais que duplicamos a faturação. O trabalho, profissionalismo, empenho e dedicação das nossas pessoas, todas as que passaram pela empresa e as atuais, estão na base do que fomos capazes de construir e da trajetória de desenvolvimento e de crescimento que queremos continuar a fortalecer, sempre num quadro de inovação”, enfatiza António Portela.  

BIAL foi a primeira e é a única farmacêutica com medicamentos de investigação própria e de patente nacional comercializados. O Zebinix (acetato de eslicarbazepina), direcionado para o tratamento da epilepsia, desde o seu lançamento, em 2009, impactou já a vida de 800 000 doentes. Em 2016, a BIAL lançou o seu medicamento para a Doença de Parkinson, Ongentys (opicapona) que é comercializado em vários países europeus, EUA, Japão ou Austrália, entre muitos outros mercados, e que anualmente chega a mais de 85 000 pacientes.  

Neste momento tão especial da sua história, a BIAL mantém como grande objetivo ser uma companhia biofarmacêutica de inovação com presença global. Em média, nos últimos anos, a BIAL tem canalizado mais de 20% da sua faturação anual para I&D, que está centrada nas neurociências e nas doenças raras. A BIAL tem vindo a reforçar a sua presença internacional, vertente que quer fortalecer, nomeadamente na Europa e nos mercados farmacêuticos de maior relevância, caso dos EUA, da China e do Japão. As vendas nos mercados internacionais, em cerca de 50 países, representam 75% da faturação da empresa, que em 2023 atingiu os 340 milhões de euros.

Artigos relacionados

A BIAL, empresa biofarmacêutica centenária focada na inovação, anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da ...


Otros artículos

O 6º Fórum do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se realiza dia 3 de junho, na Assembleia da República (AR), irá incidir sobre o sistema de informação...


Nome: Reunião Anual da Academia Portuguesa de Medicina Oral Data e local: 24 e 25 de maio em Lisboa Organizador: Academia Portuguesa de Medicina Oral Descrição:  A...


Nos próximos dias 5 e 7 de junho, a S.I.N. Implant System, referência mundial na fabricação de implantes dentários, componentes e soluções odontológicas,...


International Team of Implantology realizou o Simpósio Mundial ITI 2024 nos pasados dias 9 a 11 de maio, em Singapura, com más de 5.500 participantes ...


Uma seleção dos conteúdos e datas mais importantes para médicos dentistas também passam a ser divulgados gratuitamente num novo canal de WhatsApp da Ordem...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos