Para o setor da saúde, a Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem automática, um subconjunto da IA, podem ajudar a melhorar o desenvolvimento e a eficácia dos dispositivos médicos, dos fluxos de trabalho, do planeamento de tratamentos e das interações médico-paciente. A IA nas mãos de um médico permite-lhe aumentar a satisfação dos seus pacientes e melhorar os resultados clínicos.
Na medicina dentária, a IA pode ajudar a proporcionar um processo de tratamento ainda mais rápido e eficiente e torna os tratamentos ortodônticos disponíveis mais intuitivos para um maior número de pacientes.
Aplicação da IA na Ortodontia
A utilização de soluções avançadas, como fluxos de trabalho digitais e/ou o software CAD/CAM, proporciona benefícios quantificáveis para dentistas e laboratórios e, em última análise, para os pacientes. Estas tecnologias digitais não só permitem que os consultórios dentários se mantenham competitivos, como também proporcionam uma melhor experiência ao paciente que pode garantir um resultado global mais previsível e mais rápido. Quer se trate da redução dos tempos de tratamento, do aumento da qualidade dos cuidados ou da automatização de tarefas manuais, os fluxos de trabalho digitais permitem que os dentistas se afastem de uma abordagem de tamanho único para melhorar ainda mais o envolvimento dos pacientes.
Atualmente, os médicos utilizam software para recolher informações pormenorizadas que ajudam a fundamentar as decisões clínicas. Estes programas integram algoritmos de IA para permitir que os dentistas e ortodontistas prestem os melhores cuidados aos seus pacientes e tornem os resultados do tratamento mais previsíveis sob a supervisão do médico.
A
Align Technology é um dos líderes na utilização da IA para melhorar os cuidados e as experiências de tratamento dos pacientes. Por exemplo, a ferramenta Invisalign™ SmileView utiliza várias técnicas de IA para permitir que os pacientes visualizem facilmente o seu potencial novo sorriso utilizando o sistema de alinhadores transparentes Invisalign™. Além disso, utilizando software CAD/CAM, os dentistas e ortodontistas podem digitalizar os dentes e produzir uma imagem que realça os locais onde a restauração é recomendada. Com os scanners intraorais, os pacientes podem ver melhorias na sua experiência de tratamento e podem visualizar o desgaste dos seus dentes, os movimentos e o resultado final esperado.
Os scanners intraorais, como os scanners intraorais iTero™ Element, criam visualizações 3D que podem ser utilizadas para o planeamento do tratamento Invisalign e procedimentos de restauração. Esta tecnologia única pode captar imagens, fornecendo ao dentista imagens claras e detalhadas de uma forma indolor.
Os nativos digitais, os pacientes do futuro
As novas gerações que crescem num mundo totalmente digital dependem cada vez mais da tecnologia em todos os aspetos da sua vida. E isto estende-se aos cuidados de saúde, onde pretendem que as opções de tratamento rápidas reflitam o seu estilo de vida. De facto, 90% dos pacientes inquiridos concordaram que a aplicação My Invisalign™, concebida para ajudar os consultórios a apoiar os pacientes em todas as etapas do seu percurso Invisalign, desde a decisão de iniciar o tratamento até à colocação do último alinhador, ajudou-os a manterem-se no caminho certo durante o seu tratamento1. Uma presença digital e online sólida pode desempenhar um papel significativo no apelo a este grupo de pacientes.
O futuro dos cuidados dos pacientes é inegavelmente digital. Quando utilizada da forma correta, a tecnologia pode proporcionar uma experiência e um fluxo de trabalho únicos que integram e ligam todos os utilizadores, desde médicos a laboratórios dentários e pacientes.
A tecnologia digital pode capacitar os pacientes, alterando a sua experiência global e fornecendo-lhes mais informações que lhes dão um maior controlo sobre as suas decisões de tratamento. É preciso tempo para otimizar os processos, identificar as tecnologias certas e educar os pacientes.
Em última análise, para atrair e reter os pacientes atuais, bem como os novos consumidores, os dentistas têm de começar a adaptar os seus métodos e a aderir à tecnologia digital.