HOME - Opinião
 
 
20 Julho 2023

“Pretendemos criar um debate sobre os desafios contemporâneos e a transição das diferentes técnicas já em curso”





Maria Cristina Faria-Teixeira, presidente da comissão organizadora do XXIX congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia.Maria Cristina Faria-Teixeira, presidente da comissão organizadora do XXIX congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia.

O XXIX congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia regressa em outubro (dias 26 a 28) à região de Lisboa, mais concretamente às instalações do Tagus Park, em Oeiras. “Ortodontia: o poder da escolha” é o mote desta edição do encontro anual que contará, como habitualmente, com um painel de oradores de referência. “Queremos proporcionar um grande momento científico, lado a lado com um programa social que girará em torno da arte e a sua integração na ciência”, adianta, em entrevista à Maxillaris, a médica dentista Maria Cristina Faria-Teixeira, presidente da comissão organizadora.

O congresso anual da Sociedade Portuguesa de Ortodontia (SPO) vai ter lugar em Lisboa, na última semana de outubro. Qual é o perfil desta XXIX edição e que expectativas suscita o novo cenário - Tagus Park, em Oeiras - onde vai ter lugar?

O congresso anual da SPO posiciona-se como um congresso impulsionador da atualização científica e de formação clínica. Exatamente por este motivo, escolhemos o concelho de Oeiras - e o Taguspark em particular - por representar o que Portugal tem de mais inovador e diferenciado.

O lema global do congresso é “Ortodontia: o poder da escolha”. Como justifica (e como se traduz) esta opção para 2023?

Porque vivemos uma nova realidade, com novos paradigmas que marcarão o século XXI, adequámos o tema do congresso “Ortodontia: o poder da escolha”. Num momento marcado pelo aparecimento de diferentes empresas no setor da ortodontia, pretende-se sensibilizar os colegas para a importância crítica do diagnóstico médico que deve direcionar o médico na sua tomada de decisão terapêutica. Assim, o ortodontista tem o “poder da escolha” da(s) técnica(s) a definir no plano de tratamento do seu doente. Esta tomada de decisão deve ser deontológica e corresponder às necessidades do doente. Pretendemos criar um debate sobre os desafios contemporâneos e a transição das diferentes técnicas já em curso, contribuindo para o esclarecimento e progresso da ortodontia em Portugal.

Que pormenores nos pode adiantar no que respeita ao programa científico, nomeadamente os temas dominantes?

Do painel de oradores do mais aguardado encontro científico da especialidade fazem parte grandes referências da ortodontia nacional e internacional nas suas áreas de investigação, especialização e ensino. Contaremos mais uma vez com a colaboração das diferentes sociedades científicas e manteremos vários tipos de sessões, tais como conferências, mesas-redondas, casos clínicos interativos e cursos. O tema dominante do congresso será, como já referi, “O poder da escolha” e pretende-se analisar o estado da arte. Serão abordadas as principais temáticas da ortodontia atual pretendendo-se incentivar o debate e a troca de ideias entre os colegas mais jovens e os colegas mais experientes. Esperamos poder contar com uma elevada participação da produção científica nacional através da submissão de pósteres, sabendo que os trabalhos com maior qualidade ou reconhecido mérito serão premiados.

De que forma se refletirá nesta edição do congresso a crescente dinâmica tecnológica (alinhadores, etc.) que temos vindo a assistir no domínio da ortodontia?

O XXIX congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia coincide com um momento crítico de entrada em Portugal de várias empresas no setor da ortodontia. Recebemos pedidos de colaboração de empresas dos diferentes cantos do mundo que estão a apostar agora tudo no desenvolvimento desta área. Serão igualmente introduzidos programas de software inovadores que, com recurso à inteligência artificial, podem ajudar os colegas no planeamento dos seus tratamentos.

Quem são os protagonistas nacionais e estrangeiros das sessões científicas que estão programadas para os dias 26 a 28 de outubro?

Este é um evento de grande importância e tradição organizado pela SPO, já considerado o maior evento de atualização científica. Do painel de oradores do mais aguardado encontro científico da especialidade fazem parte grandes referências da ortodontia nacional e internacional nas suas áreas de investigação, especialização e ensino: Dr. Tommaso Castroflorio, Dr. Francesco Garino, Dr. Diego Peydro, Dr. Alberto Albaladejo, Dr. Eduardo Prado, Prof. Dr. Francisco do Vale, Dr. Pedro Costa Monteiro, Dr. Armando Dias da Silva, Dr. David Ângelo, Dr. Carlos Mota, Drª Teresa Alonso, entre muitos outros prestigiados especialistas nacionais e internacionais.

Quais são as suas previsões relativamente ao volume de congressistas. Espera-se um reforço de participantes relativamente à edição anterior?

Sem dúvida que esperamos ter um reforço de participantes comparativamente ao ano anterior, considerando o elevado número de inscrições que recebemos até ao momento. Aliás, é evidente a imparável dinâmica da SPO cuja participação tem tido a cada ano uma maior adesão, muito em especial de jovens colegas. Veja-se por exemplo o último evento da SPO que esgotou a sala com mais de 200 participantes.

Qual é a expectativa da comissão organizadora quanto à adesão das casas comerciais?

A comissão organizadora com a qual tenho a honra de colaborar, tem sido incrivelmente trabalhadora, tendo ultrapassado já largamente as expectativas da sociedade. As casas comerciais são parceiros importantes, mesmo imprescindíveis para o sucesso de um evento de referência. Por isso, e porque não só gostamos de receber bem como também de contribuir para o sucesso dos nossos patrocinadores, dispomos de uma excelente área de exposição, com muita luz natural e em plena e constante interação com os congressistas. As empresas que pretendam incrementar a sua presença em Portugal veem no congresso da SPO a oportunidade de exposição e afirmação. As casas comerciais sabem que quem não aparece é esquecido e, como tal, não vão querer perder esta oportunidade de estar presentes. Só assim se explica que neste momento já tenhamos um número tão elevado de expositores, o que é deveras uma honra para a SPO.

De um modo geral, enquanto presidente da comissão organizadora, que metas espera ter atingido no final desta XXIX edição do congresso?

Este XXIX congresso da SPO ficará na memória dos colegas não só pelo seu painel de oradores de referência como também pela sua abertura em criar um momento de debate, permitindo a articulação de colegas jovens com especialistas e líderes de opinião. Queremos proporcionar um grande momento científico, lado a lado com um programa social que girará em torno da arte e a sua integração na ciência. Trabalharemos com perseverança, carinho e rigor para vos poder oferecer um congresso único e um jantar do congresso inesquecível.

Artigos relacionados

O universo da Medicina Dentária Hospitalar ainda é residual e embrionário na sociedade civil portuguesa, mas já deu provas na sua vertente militar e também...


A endodontia, uma especialidade da Medicina Dentária dedicada ao tratamento da polpa dentária e dos tecidos periapicais, está a passar por uma significativa...


A XXXV reunião científica da Sociedade de Ortodontia e Ortopedia Dento-Facial (SPODF) está agendada para os dias 23 a 25 de maio e terá como cenário o Forte...


“A associação simplista da endodontia à dor traduz-se em algumas lacunas ou numa dificuldade acrescida em identificar as mais valias desta especialidade no...


A periodontologia foi e continua a ser uma das áreas mais importantes da Medicina Dentária e que muito ajuda os clínicos a tratarem os seus doentes de uma...


Otros artículos

De acordo com nota divulgada pela Sociedade Portuguesa de Endontologia (SPE), a Comissão Organizadora do IV Congresso SPE, que decorrerá entre 27 e 28 de setembro em Guimarães, juntamente com...


De acordo com o Programa do XXIV Governo Constitucional entregue na Assembleia da República, o executivo pretende criar um Programa Prioritário de Promoção...


Após mais de um ano de investigação, Rufo Alberto Figueroa Banda, da Universidade Católica de Santa Maria (Peru), criou um gel anti-cárie à base de...


Nome: Feira Internacional de Medicina Dentária KRAKDENT® Data e local: 11 a 13 de abril na Expo Krakow - Cracóvia (Polónia)Descrição: A KRAKDENT® celebra este ano 30...


AUTOR:  Juan P. Miraglia Cantarini Endodontia Microscópica e Microcirurgia Apical. Torremolinos – Málaga (Espanha) MiragliaEndodoncia - Costa...



 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos