HOME - Nacional
 
 
08 Julho 2024

Governo vai definir novo programa de saúde oral até ao final do ano

A ministra da Saúde reconheceu, durante a cerimónia da tomada de posse da reeleita direção da OMD,“a injustiça evidente no acesso” aos cuidados de saúde oral em Portugal, prometendo definir um novo programa de saúde oral até final do ano.





João Aquino, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Carlos Silva, presidente da Mesa Assembleia Geral, e o bastonário Miguel Pavão, assumem os destinos da OMD para o quadriénio 2024-2028.João Aquino, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Carlos Silva, presidente da Mesa Assembleia Geral, e o bastonário Miguel Pavão, assumem os destinos da OMD para o quadriénio 2024-2028.

A Ordem dos Médicos Dentistas quer “dignificar a profissão”, que, em 2023, registou 465 participações, de cidadãos e médicos dentistas, resultando em 112 ações disciplinares, segundo dados do Conselho Deontológico e de Disciplina.

Os dados foram fornecidos pelo presidente cessante daquele conselho, Luís Filipe Correia, na tomada de posse dos órgãos sociais para 2024-2028, que decorreu este sábado na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

De seguida, o novo presidente daquele órgão, João Aquino, assumiu que “dignificar a profissão” é o principal compromisso, antecipando que vai “propor alterações para sanar algumas inconsistências do código deontológico”.

No discurso como bastonário reeleito (em lista única), Miguel Pavão reafirmou a saúde oral como “serviço de utilidade pública”, recordando que “os tratamentos dentários continuam a ser uma miragem para muitos portugueses”.

Destacando que a medicina dentária é praticada “iminentemente” por jovens, “muitos a exercerem no exterior”. Apostado em “prestigiar a formação dos médicos dentistas”, o bastonário adiantou que, nesse sentido, a Ordem se vai reunir, já na próxima semana, com o ministro da Educação, Ciência e Inovação.

O bastonário considerou ainda que o novo Governo deu “sinal” de que dará a importância devida à saúde oral, com “mais de seis mil clínicas” espalhadas pelo país. “Está na hora de uma vez por todas pormos em marcha um pleno de saúde oral para os portugueses, um direito de todos”, apelou, dirigindo-se à ministra da Saúde, que falou na cerimónia.

Ana Paula Martins reconheceu “a injustiça evidente no acesso” aos cuidados de saúde oral em Portugal, sublinhando que “as desigualdades são inaceitáveis” e prometendo “tudo fazer para que todos os portugueses tenham as mesmas oportunidades”. Em concreto, assumiu a prioridade de “facilitar” a atuação do setor convencionado, que enfrenta “muitas vezes barreiras e burocracias completamente evitáveis”.

Referindo-se concretamente ao licenciamento, disse que o Governo começará na segunda-feira a trabalhar com a Entidade Reguladora da Saúde para avaliar uma possível simplificação, “sem nunca pôr em causa a segurança das pessoas”.

A ministra adiantou que o Governo inverterá o atual modelo, como já o fez noutras áreas, nomeadamente na habitação: findo o prazo e na ausência de resposta dos reguladores, os projetos serão tacitamente aprovados, podendo haver uma inspeção ‘a posteriori’.

O Governo deve “facilitar e não atrapalhar”, sustentou Ana Paula Martins, reafirmando o compromisso de definir um novo programa de saúde oral até final do ano, como previsto no Programa de Governo. Antes da tomada de posse dos novos órgãos sociais foram entregues bolsas a três médicas dentistas, uma no valor de 2.500 euros e duas de 1.250 euros.

Fonte: Lusa

Artigos relacionados

O Serviço Odontopediátrico de Lisboa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou o XVII volume dos Caderno Técnicos - Saúde Oral em Idade Pediátrica. ...


No passado dia 4 de julho decorreu, no auditório Professor Doutor Martins dos Santos da Egas Moniz School of Health and...


Otros artículos

“Mais e melhor conhecimento científico e técnico, investindo numa formação universitária idónea”. Eis a recomendação que o professor Francisco do...


De acordo com notícia avançada pelo portal da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o bastonário da OMD, Miguel Pavão, e a vice-presidente do Conselho Diretivo, Maria João Ponces, estiveram...


A Sociedade Britânica de Periodontologia e Implantologia (BSP) vai realizar a sua conferência anual em Newcastle, de 9 a 11 de outubro, sob o tema...


O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) esteve presente na sede da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), onde prosseguiu o seu périplo de...


AUTORA: Andreia Patrão, médica dentista. Mestrado Integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Prática exclusiva em reabilitação oral estética e...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos