HOME - Nacional
 
 
09 Maio 2024

Entrevista a Sabina Ramalho, presidente da comissão organizadora do 23º congresso nacional da APHO

O congresso vai decorrer no final da próxima semana no Taguspark, em Oeiras, sob o lema “Vale a pena ser higienista oral”.





Sabina Ramalho, presidente da comissão organizadora do 23º Congresso nacional da APHO. Sabina Ramalho, presidente da comissão organizadora do 23º Congresso nacional da APHO.

O 23º congresso da APHO realiza-se nos dias 17 e 18 deste mês, em Oeiras. Sabina Ramalho, presidente da comissão organizadora, revela ao portal Dentistas33 by Maxillaris os detalhes desta edição que pretende “realçar a figura do higienista oral e do seu perfil profissional como uma mais-valia na atuação na promoção da saúde e prevenção da doença”.  

O próximo congresso da APHO realiza-se nos dias 17 e 18 deste mês. Em termos gerais, qual é o lema (e o objetivo global) desta edição?

O 23º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Higienistas Orais tem como lema “Vale a pena ser higienista oral”. Este ano pretende-se realçar a figura do higienista oral e do seu perfil profissional como uma mais-valia na atuação na promoção da saúde e prevenção da doença. Também promover a conscientização dos stakeholders e profissionais de saúde sobre o âmbito total da profissão e as suas contribuições potenciais, colocando os higienistas orais como membros-chave das equipas interdisciplinares de cuidados de saúde primários.

Que temas vão estar em destaque no programa científico?  

O programa científico é diversificado, com palestrantes de referência e temas muito atuais. A APHO manteve o compromisso de valorizar a profissão de higienista oral, apostando na formação continua destes profissionais. Neste sentido, tentamos trazer temas que vão de encontro às necessidades dos higienistas orais, seja na prática clínica individual, seja na área da saúde pública. Os temas são todos interessantes e seria injusto destacar algum. Este ano realçamos o curso pré-congresso com o tema “Gestão do doente com patologia sistémica na clínica diária” e a formação da Swiss Dental Academy - Hands -On, como uma mais valia complementar. Destacamos ainda o lançamento da 2ª edição do livro “Manual de procedimentos em doentes medicamente comprometidos” e os pósteres científicos, que constituem uma oportunidade para os colegas verem os seus trabalhos divulgados.

Quem são os oradores que vão marcar presença no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras?  

A APHO apostou no conhecimento de outras realidades de trabalho como forma de enriquecimento e partilha de saberes, convidou oradores com experiências em contextos sociais e profissionais diferentes. Dos palestrantes nacionais destacamos higienistas orais com temas socioprofissionais, médicos a falar sobre a relação entre a patologia sistémica e a saúde oral, médicos dentistas nas abordagens a doenças comuns da cavidade oral, a saúde oral na gravidez e em crianças. Haverá também espaço para se conhecer a estratégia delineada para a saúde oral em Portugal e as alterações na legislação da proteção radiológica. A complementar, teremos dois palestrantes internacionais, ambos higienistas orais, que nos trarão a realidade dos higienistas na Europa e a inovação na área estética.

Que outras iniciativas (no plano formativo, lúdico, etc.) estão programadas ao abrigo do congresso deste ano?

Este ano a APHO lançou a 1ª Edição do Concurso Saúde Oral com Criatividade, com bastante adesão, rececionamos trabalhos muito criativos que vão ser expostos num espaço privilegiado, que mostram a interpretação e perceção diferente sobre vários temas, mas todos focados na promoção e prevenção em saúde oral. Como é habitual iremos realizar o jantar convívio no primeiro dia do congresso.

Quais são as expectativas da APHO quanto à adesão dos representantes da indústria?

O número de representantes da indústria tem vindo a crescer a cada nova edição do Congresso Nacional de Higienistas Orais. A APHO tem feito um trajeto promissor e as expectativas foram mais uma vez superadas. Temos praticamente todas as marcas farmacêuticas e não farmacêuticas destinadas à prevenção da saúde oral representadas no 23º Congresso Nacional de Higienistas Orais.

  • O congresso vai decorrer no final da próxima semana no Taguspark, em Oeiras, sob o lema lema “Vale a pena ser higienista oral”.

Otros artículos

O 6º Fórum do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se realiza dia 3 de junho, na Assembleia da República (AR), irá incidir sobre o sistema de informação...


Nome: Reunião Anual da Academia Portuguesa de Medicina Oral Data e local: 24 e 25 de maio em Lisboa Organizador: Academia Portuguesa de Medicina Oral Descrição:  A...


Nos próximos dias 5 e 7 de junho, a S.I.N. Implant System, referência mundial na fabricação de implantes dentários, componentes e soluções odontológicas,...


International Team of Implantology realizou o Simpósio Mundial ITI 2024 nos pasados dias 9 a 11 de maio, em Singapura, com más de 5.500 participantes ...


Uma seleção dos conteúdos e datas mais importantes para médicos dentistas também passam a ser divulgados gratuitamente num novo canal de WhatsApp da Ordem...


Vídeo destacado


 
 

 
 
 
 
 
 

Calendário / eventos